Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governador Sartori assina pedido de plebiscito para estatais

Publicação:

O governador reuniu secretários e deputados da base aliada para a assinatura
O governador reuniu secretários e deputados da base aliada para a assinatura - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

O governador José Ivo Sartori reuniu-se, nesta quarta-feira (31), com secretários e deputados da base aliada para tratar do plebiscito sobre a alienação das companhias estatais de Energia Elétrica, a CEEE; de Mineração, a CRM; e de Gás, a Sulgás.

O governador assinou um ofício a ser encaminhado ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Edegar Pretto, com o pedido de autorização ao Legislativo, permitindo a convocação de plebiscito, ainda em 2017, e a revogação da PEC 259/2016, que trata da alienação dessas estatais.

Sartori se reuniu com secretários e deputados da base aliada para tratar do plebiscito
Sartori se reuniu com secretários e deputados da base aliada para tratar do plebiscito - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

Além disso, o Piratini encaminhou ofício solicitando a celeridade do trâmite do Projeto de Decreto Legislativo (PDL), protocolado pela base aliada na Assembleia. Após aprovação pelo plenário, o plebiscito pode ser convocado.

O líder do governo, deputado Gabriel Souza, já apresentou nessa terça-feira (30), no plenário da Assembleia, requerimento de retirada da Proposta de Emenda Constitucional (PEC 259/2016).
De acordo com o deputado Gabriel Souza, é necessário que o colégio de líderes e de bancada se reúnam na próxima terça-feira (6) para deliberar sobre a inclusão deste PDL, na ordem do dia, para que a votação ocorra até o dia 14 de junho. Pelo regimento da Assembleia, a tramitação deve ocorrer até 15 de junho. Caso contrário, o plebiscito só poderá ser feito em 2018, com as eleições gerais.

O chefe da Casa Civil, Fábio Branco, destacou a importância do plebiscito e a necessidade de que ocorra ainda neste ano. "Nós vamos respeitar a decisão dos poderes e explicar a importância deste plebiscito para o futuro do Rio Grande do Sul, tendo em vista as dificuldades financeiras que estas empresas passam", ressaltou.
Entrega na AL

00:00:00/00:00:00

Sartori assina pedido de plebiscito para estatais

O governo do Estado quer a retirada da Proposta de Emenda Constitucional, PEC 259, que pedia o fim da exigência de plebiscito para a venda de três estatais: CEEE, Sulgás e a Companhia Riograndense de Mineração (CRM). Também quer da Assembléia Legislativa Crédito: Governo do Rio Grande do Sul

O chefe da Casa Civil, Fábio Branco, e o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza, entregam nesta tarde os dois ofícios com as solicitações de regovação da PEC 259/2016 e de autorização de plebiscito sobre alienação das companhias estatais. A entrega será feita às 14h, no gabinete do presidente do Legislativo, deputado Edegar Pretto.

Texto: Silvia Martins/Ascom Casa Civil
Edição: Denise Camargo/Secom

Novo Estado